De acordo com uma declaração do Ministério, o vírus sincicial respiratório (VSR) está atualmente em circulação máxima no país, enquanto a influenza (gripe) está começando a aumentar.
Além disso, de acordo com o National Institute of Communicable Diseases (NICD), embora a maioria das doenças causadas pelos vírus influenza, RSV e SARS-CoV-2 seja leve, elas podem causar doenças graves e até mesmo a morte.
Os resultados fatais podem ocorrer principalmente em pessoas com condições que as colocam em alto risco de doenças graves, como certas doenças crônicas.
Os grupos de alto risco incluem idosos com mais de 65 anos, pessoas com doenças subjacentes, como problemas cardíacos e pulmonares, pessoas que vivem com HIV e tuberculose, além de mulheres grávidas.
A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em clínicas públicas para pessoas que se enquadram na categoria de alto risco. As farmácias particulares vendem a vacina. Alguns sintomas comuns de RSV e influenza incluem, entre outros, coriza, perda de apetite, tosse, febre e chiado no peito.
mem/mv/bm