Com a participação de delegados e convidados nos eventos do dia 1º de maio (Dia Internacional do Trabalhador) na região, a principal bolsa turística desta nação inicia suas atividades e com forte impacto no Caribe e nos mercados emissores para cá como o Canadá e Europa.
Tal encontro acrescenta um grão de areia adicional à recuperação da indústria de viagens nesta ilha e à noite será a cerimónia de abertura e boas-vindas aos participantes.
Este intercâmbio recreativo (de 1 a 5 de maio em Jardines del Rey) atrai operadores turísticos e agentes de viagens de todo o Caribe e do mundo, interessados em apreciar o progresso da indústria no país e sua ligação com o resto da região e nações interessadas em estar presentes.
Autoridades do Ministério do Turismo (Mintur) confirmaram a presença de mais de 500 estrangeiros e 80 jornalistas de todos os continentes e mercados interessados em atualizar-se sobre este setor a nível cubano (geralmente este número sobe para mil).
Este é um evento profissional que agora será realizado no Hotel Gran Marena Cayo Coco e mostrará os esforços, negócios e possibilidades que os profissionais do setor podem encontrar aqui.
Na campanha promocional Cuba é Única, o potencial de relaxamento se mostra sobretudo na América Latina, no Caribe e na Rússia, por isso o encontro atenderá justamente a essas regiões com cuidado, sem descartar mercados prioritários como os europeus.
Participam representantes de companhias aéreas, operadores turísticos, agências de viagens, hoteleiros, transportadores, fornecedores e outros especialistas, juntamente com um grupo de jornalistas especializados no assunto, nacionais e estrangeiros.
Como pano de fundo, no início da segunda metade do século XX, Cuba lançou as bases para o estabelecimento de um turismo de carácter social.
Porém, o primeiro evento internacional relacionado ao turismo em Cuba ocorreu em Havana, de 17 a 24 de outubro de 1959 e foi a nona Convenção de Agentes Turísticos (ASTA).
Esta convocatória teve vários nomes: Cubatur Travel Convention, Cubatur Travel Trade Show, Tourism Convention, até que finalmente foi chamada de Feira Internacional de Turismo de Cuba (FITCuba) que já está em sua 42ª versão.
O reitor desta obra é o Mintur, criado como tal em 1994, herdeiro de outras denominações que defendiam esforços para desenvolver a indústria turística na ilha.
mem/rfc / fav