5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba: Holguín, sua Loma, sua cruz e suas peregrinações de maio

cuba-holguin-sua-loma-sua-cruz-e-suas-peregrinacoes-de-maio

Cuba: Holguín, sua Loma, sua cruz e suas peregrinações de maio

Holguín, Cuba, 3 mai (Prensa Latina) A Cruz de Holguín, cidade no leste de Cuba, está rodeada de magia, feitiço, fé; Nenhuma outra razão pode explicar com certeza como sempre conseguiu proteger o povo de Holguín dos infortúnios e dos males.

Alexis Triana, fundador e durante muitos anos presidente da Comissão Organizadora da Peregrinação de Maio, afirma que na década de 90 um ciclone arrancou-a da sua posição no topo da Loma de la Cruz e dos jovens da Associação Hermanos Saiz (AHS) subiram o morro para resgatá-lo e se encarregaram de sua restauração: queriam preservá-lo, tê-lo.

Relata também que, por falta de outro tipo de cor, foi pintado de preto e não voltou a chover em Holguín até que foi novamente tingido de branco, o que está associado à luz, pureza, paz, solidariedade e unidade.

Segundo a pesquisadora de Holguín, Haydée Toirac, o prior da ermida franciscana, Frei Antonio Alegría, colocou a cruz no topo do Cerro Bayado em maio de 1790.

A partir desse momento, a elevação de cerca de 270 metros acima do nível do mar, localizada ao norte da cidade de Holguín, no leste de Cuba, passou a ser chamada de Loma de la Cruz e a peregrinação passou a ser comum todo dia 3 de maio.

Foi assim que surgiu a Romaria, uma celebração religiosa misturada com uma festa popular.

A história católica situa nesta data a descoberta em Jerusalém, por Helena, mãe do imperador Constantino, da árvore em que Jesus foi crucificado. Por esta razão, os Santos celebram o dia 3 de maio como o Dia da Invenção da Cruz.

Os historiadores lembram que naquele dia o povo subia ao topo para rezar ou acender velas e incenso, depois de fazer uma peregrinação desde a Igreja de San Isidoro pela rua de mesmo nome, hoje Libertad.

Séculos mais tarde, a Loma de la Cruz com os seus 458 degraus, o seu forte e a sua cruz branca no topo constituem um símbolo da cidade e testemunhas de importantes celebrações culturais como a Peregrinação de Maio ou a missa do Papa Francisco durante a sua visita ao Ilha em setembro de 2015.

Em 2024, fazem exatos 234 anos que Frei Alegría subiu a Cruz até o topo.

Hoje, em vez daquela cruz, é o Machado de Holguín que sobe ao topo da Colina, e passando de ombro a ombro escreve novamente a história da festa dos peregrinos que, com o tempo, se tornou uma Festa Mundial de Juventude Artística.

rgh/ale/mml/ebe/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES