Por Isaura Diez
Correspondente da Latin Press na China
Em entrevista à Prensa Latina, o professor Jiang Shixue, da Escola de Relações Internacionais da Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan, sul da China, avaliou esta decisão da ilha como muito positiva.
Segundo o analista, a medida promove ainda mais os laços econômicos e comerciais, ao mesmo tempo que incentiva os chineses a visitarem a nação caribenha, “extremamente rica em recursos turísticos e famosa pelas suas belezas naturais e locais históricos”.
Para o investigador, a isenção de visto traduzir-se-á num maior número de viagens à maior das Antilhas, numa altura em que também é retomado o voo direto entre Beijing e Havana.
“Os chineses cada vez mais ricos já não se contentam em viajar para o Sudeste Asiático e para a Europa, mas viajam para mais longe, para o Caribe”, acrescentou.
Jiang considera esta decisão “um gesto que reflete a amizade do povo cubano para com o povo chinês” e as excelentes relações políticas entre os dois países.
Segundo o especialista, a medida contribuirá para reduzir “a nocividade da política de bloqueio de longa data imposta pelos Estados Unidos contra Cuba”.
Na sua opinião, também nos permitirá enfrentar a propaganda negativa da mídia estadunidense contra a ilha.
“Cuba é um país aberto e amigável, disposto a participar em intercâmbios mutuamente benéficos em condições de igualdade com qualquer país do mundo”, disse ele.
Jiang também considerou que esta medida constitui um bom modelo a seguir para outros países latino-americanos em meio às crescentes relações entre a China e a América Latina e o Caribe.
Durante o encerramento da Feira Internacional de Turismo (FITCuba 2024), o ministro do setor, Juan Carlos García, anunciou que os cidadãos chineses com passaporte comum poderão entrar naquele país caribenho sem necessidade de visto. O proprietário informou ainda que o gigante asiático será o país convidado de honra na edição do próximo ano deste evento.
Após a notícia, as plataformas de viagens chinesas registaram um aumento de mais de 40% nas pesquisas por bilhetes de avião e hotéis em Cuba em comparação com o dia anterior.
A rota direta Beijing-Havana, com escala em Madrid, operada pela AirChina, já está disponível no site da Qunar, que fará a sua viagem inaugural no dia 17 de maio. lam/idm/ls