Graças ao apoio de Beijing, Belgrado está a crescer e a progredir, indicou o líder sérvio, durante negociações com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, que complementam uma visita oficial a esta capital.
No dia 7 de maio, o líder chinês chegou a Belgrado para a sua primeira visita em oito anos, durante a qual deverá discutir a situação internacional e regional com o presidente da Sérvia.
Grandes progressos nos aguardam na nossa cooperação, que com uma declaração conjunta elevaremos do nível de parceria estratégica ao de um futuro conjunto, pelo que estou feliz e grato ao Presidente Xi pelo apoio prestado à Sérvia, sublinhou Vucic.
Segundo ele, numa reunião anterior, ambos os líderes analisaram um acordo de comércio livre com a China, e questões relacionadas com a indústria, ciência, inovação, inteligência artificial, cooperação no sector militar, agricultura, energia, infra-estruturas e cultura.
Em primeiro lugar, discutimos a exposição Expo 2027 e recebemos garantias de que a China, com a sua experiência e presença, apoiará com confiança e firmeza a nossa exposição, que é uma oportunidade para o crescimento e progresso futuro da Sérvia, observou.
Por seu lado, o ministro sérvio do Comércio Interno e Externo, Tomislav Momirovič, nas vésperas da visita do líder chinês, destacou que a cooperação entre Belgrado e Beijing ultrapassou o nível de parceria estratégica e atingiu um nível novo e superior.
Segundo ele, isso foi conseguido principalmente graças à amizade inquebrantável dos líderes da Sérvia e da República Popular da China.
A Oficina Internacional de Exposição selecionou anteriormente a Sérvia como país anfitrião da Expo 2027.
Um total de cinco países se inscreveram para sediar o evento, incluindo Sérvia, Estados Unidos (Minnesota), Tailândia (Phuket), Espanha (Málaga) e Argentina (Bariloche).
A eleição do organizador da Expo 2027 foi realizada por voto secreto.
Como nenhum candidato recebeu os dois terços dos votos necessários para vencer as três primeiras voltas, a Sérvia e a Espanha passaram para a volta final, onde é necessária uma maioria simples de votos para serem eleitos.
A Sérvia recebeu votos de 81 países, 70 deram preferência à Espanha e mais três se abstiveram.
A Expo Mundial é o maior evento internacional que permite aos países participantes apresentarem-se ao mundo inteiro, demonstrando os mais recentes avanços em tecnologia e ciência, conquistas culturais e novas obras-primas arquitetônicas.
Nos últimos anos, estas exposições surgiram como uma plataforma para a diplomacia pública e a marca do país.
mem/amp/ls