De acordo com fontes oficiais, a ocasião serviu para uma troca de pontos de vista sobre a evolução econômica e comercial do País Basco e de Cuba.
Para além de Carricarte, participaram no encontro Ainhoa Ondarzabal, Diretora da Agência Basca para a Internacionalização, e Saturnino Ornazabal, Presidente da Associação de Empresários Bascos em Cuba.
Durante as conversações, destacaram as excelentes relações com o País Basco, que há 25 anos participou pela primeira vez na Feira Internacional de Havana (FIHAV) com o seu próprio pavilhão.
Desta forma, ratificou a sua decisão de estar presente na próxima edição da maior feira comercial de Cuba.
A ilha do Caribe é o quinto maior destino das exportações bascas para a América Latina. Mais de 40 empresas deste território, a maioria delas de caráter industrial, estão estabelecidas em Cuba.
Por outro lado, durante as conversações em Gipuzkoa, foram avaliadas as possibilidades de avançar em setores como a agroindústria, as energias renováveis, a mineração, a biotecnologia e o turismo.
Carricarte também se reuniu com o Presidente da Câmara de Comércio de Gipuzkoa, Mauricio Arregui Aulestiarte, onde assinou o livro de honra da instituição e especificou as possíveis ações a desenvolver durante 2024.
A delegação cubana é composta por representantes de micro, pequenas e médias empresas privadas e estatais, bem como por entidades do Grupo Empresarial de Comércio Exterior e do Grupo Geominsal.
ro/ft/cm