Foi recebido no Aeroporto Internacional José Martí de Havana pelo primeiro-ministro Manuel Marrero e o secretário de Organização do Comitê Central do Partido Comunista da ilha, Roberto Morales, informou o site da Presidência cubana X.
Durante uma breve escala no Aeroporto Internacional Houari Boumediene, em Argel, capital da Argélia, o chefe de Estado cubano conversou com Brahim Boughali, presidente da Assembleia Nacional Popular do país africano, e Abdelhak Saihi, ministro da Saúde e copresidente da Comissão Intergovernamental Argélia-Cuba.
Díaz-Canel participou das atividades comemorativas na capital russa para marcar o 79º aniversário da Vitória contra o fascismo, que culminou com o tradicional desfile militar realizado na Praça Vermelha de Moscou.
O presidente cubano também foi recebido no Kremlin por seu homólogo russo, com quem manteve conversações oficiais e analisou a situação das relações bilaterais, que em 9 de maio completaram 64 anos de seu estabelecimento com a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Na reunião, Putin reiterou o apoio incondicional da Rússia a Cuba e condenou o bloqueio dos EUA à ilha.
Em Moscou, Díaz-Canel também se reuniu com outras figuras políticas dessa nação e participou do Conselho Supremo da União Econômica Eurasiática, um importante bloco de integração no qual Cuba tem status de Estado observador.
rgh/lld/mb