Depois de dias de temperaturas próximas aos 40 graus Celsius, os estados do norte da Índia, incluindo o território da capital, experimentaram ventos carregados de pó de mais de 50 km por hora e fortes chuvas na noite de sexta-feira.
Segundo informações não oficiais, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas quando as fortes chuvas causaram estragos perto de Peepal Kothi, nas zonas montanhosas de Uttarakhand e na autoestrada de Badrinath.
De igual modo, mais 17 pessoas ficaram feridas devido a danos num edifício.
A polícia de Uttarakhand avisou na Plataforma X que a autoestrada nacional, bem como as rotas alternativas, estavam bloqueadas devido à queda de detritos e pedras das colinas próximas.
Por outro lado, fontes do Aeroporto Internacional Indira Gandhi confirmaram à imprensa que nove voos foram desviados para Jaipur para aterragem devido ao mau tempo.
Do mesmo modo, o tráfego automóvel foi perturbado em várias zonas devido à queda de árvores nas estradas devido às rajadas de vento.
Em Noida, vários carros ficaram danificados depois de terem sido atingidos por uma persiana que caiu sobre eles.
O Departamento Meteorológico da Índia informou que foram registados ventos de mais de 50 km por hora em Deli às 22 horas de sexta-feira e, durante o evento, instou os residentes a permanecerem em casa, a protegerem as suas janelas e portas e a não saírem de casa desnecessariamente.
A polícia da capital recebeu centenas de chamadas relativas a quedas de árvores, danos em edifícios e cortes de eletricidade.
ro/lrd/glmv