23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frio e ventos agora vão punir vítimas no estado brasileiro

Frio e ventos agora vão punir vítimas no estado brasileiro

Brasília, 14 mai (Prensa Latina) Os 2,1 milhões de pessoas afetadas pelas enchentes no estado brasileiro do Rio Grande do Sul terão hoje uma trégua nas chuvas, mas enfrentarão uma queda considerável nas temperaturas e ventos mais fortes.

A precipitação deve retornar na quinta-feira, principalmente em Porto Alegre, capital do estado, na região metropolitana e nas áreas central e noroeste da divisão territorial.

Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, embora haja previsões de chuvas fortes para as próximas horas, o volume deve ser menor que o dos últimos dias.

“A perspectiva é que as chuvas diminuam, embora continuem caindo nas regiões Norte e Nordeste, mas não há previsões de volumes muito elevados. Agora predominará a massa de ar gelado.

O frio será muito intenso nos próximos dias, principalmente entre quarta e sexta-feira”, previu à imprensa.

Segundo Valente, só no último final de semana choveu entre 120 e 180 milímetros na região metropolitana de Porto Alegre.

Na Serra, o volume foi ainda mais intenso, variando entre 200 e 320 milímetros. E grande parte dessa água deságua nos rios que correm em direção ao afluente Guaíba.

A esse respeito, Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação, afirmou que “na cidade de Estrella, o nível do rio Taquari atingiu quase 28 metros. .”

Além disso, certificou, “tivemos volumes muito elevados de chuvas nas cabeceiras dos rios Taquari e Caí. Essas águas estão agora entre Bom Retiro do Sul e a foz do Taquari e devem atingir a região metropolitana nesta terça-feira, onde o nível do Guaíba deve superar o pico anterior.”

Da mesma forma, acrescentou, “o vento sul deve reter (escoamento de água) do Guaíba para a Laguna de los Patos, que também tem níveis elevados. Ou seja, todos os fatores nos atrapalham”, ressaltou.

Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o Brasil não estava preparado para enfrentar a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

“É uma catástrofe para cuja magnitude não estávamos preparados”, disse Lula em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o governador do estado afetado, Eduardo Leite, que participou por videoconferência.

Durante a reunião, o governo federal confirmou a suspensão, por três anos, do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

A suspensão seguirá para análise do Congresso como projeto de lei complementar, que ainda deverá ser aprovado e sancionado.

Até o momento, a Defesa Civil informou que devido aos temporais no Rio Grande do Sul foram registrados 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos, além de 600 mil pessoas abandonarem suas casas.

oda/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES