O comunicado especifica que Anton Vaino permanecerá à frente do gabinete presidencial; outras figuras importantes, como os primeiros vice-chefes Sergey Kirienko e Alexei Gromov, o conselheiro de assuntos internacionais Yuri Ushakov e o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, também permanecerão em seus cargos.
Maxim Oreshkin, ex-conselheiro econômico de Putin, foi promovido a vice-chefe de gabinete e supervisionará as questões econômicas e de transporte em seu novo cargo.
Entre os novos rostos no governo de Putin estão dois novos conselheiros: Nikolai Patrushev e Alexei Diumin, até recentemente secretário do Conselho de Segurança da Rússia e governador da província de Tula, respectivamente.
Patrushev foi substituído no cargo de Secretário do Conselho de Segurança pelo até recentemente nomeado Ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu. Quanto a Alexei Diumin, ele retorna a Moscou após oito anos como chefe da província de Tula.
O histórico deste último inclui o trabalho como oficial de ligação e segurança com as principais autoridades russas, principalmente durante os dois primeiros mandatos de Putin; e cargo sênior no Estado-Maior da Rússia e no Ministério da Defesa entre 2013 e 2016.
Diumin supervisionará o setor de defesa da administração e as questões relacionadas a esportes, bem como o Conselho de Estado, um órgão deliberativo que assessora o presidente em questões prioritárias.
Quanto a Patrushev, uma de suas principais responsabilidades a partir de agora será supervisionar “questões de construção naval”.
mem/gfa/bm