22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem ao herói nacional cubano José Martí na República Dominicana

Homenagem ao herói nacional cubano José Martí na República Dominicana

Santo Domingo, 16 mai (Prensa Latina) A Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), estudantes e amigos solidários com Cuba comemoraram hoje a vida e obra de José Martí no 129º aniversário de sua morte e exigiram o fim do bloqueio estadunidense contra a ilha.

O vice-diretor da Faculdade de Ciências Humanas do centro de estudos superiores, Álvaro Caamaño, afirmou que a Academia terá sempre um espaço para homenagear o Herói Nacional de Cuba José Martí, que descreveu como “um grande homem, poeta, político, advogado, escritor e um notável patriota pela independência”.

O fundador do Partido Revolucionário Cubano, um dos seus militantes mais exemplares e consequentes, tombou em combate a 19 de maio de 1895 em Dos Ríos, no leste do país.

Na ocasião, o professor dominicano Luis de León, coordenador da Cátedra Extracurricular José Martí, afirmou que um dos mais extraordinários pensadores nascidos neste hemisfério é uma referência de honestidade e integridade, que “sempre procurou a integração e a autodeterminação dos povos da América”.

A homenagem ao General Chefe do Exército de Libertação de Cuba teve lugar na Praça Unidade Latino-americana da UASD, ocasião em que os presentes exigiram o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.

O embaixador de Cuba na República Dominicana, Ángel Arzuaga, agradeceu à universidade estatal o fato de ter essa consideração com o seu país e a homenagem permanente a José Martí.

A história da independência cubana não pode ser separada da figura do general Máximo Gómez, que, tal como José Martí e o tenente-general do Exército Mambí, Antonio Maceo, nunca deixou de conspirar para alcançar a liberdade do seu país.

O dominicano Gómez, símbolo, juntamente com Martí, da união patriótica e da amizade entre as duas nações do Caribe, escreveu pouco depois da morte do Maestro: “Não conheci outro como ele nos mais de 30 anos em que estive ao lado dos cubanos na sua luta pela independência da sua pátria”.

mem/mpv/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES