À sua chegada, a ativista Gloria la Riva exprimiu a sua satisfação por ter atingido o objetivo de trazer este carregamento de medicamentos e de material médico diverso.
Sublinhou que este “feito foi possível graças ao apoio de muitas pessoas e organizações como a IFCO Pastores pela Paz, que deu um contributo considerável”.
Destacou também o apoio recebido de organizações como o Partido para o Socialismo e a Libertação dos Estados Unidos, e de amigos solidários com a nação caribenha. Cuba não está sozinha contra o bloqueio”, afirmou.
Gloria la Riva sublinhou que a maioria dos activistas que se deslocaram à nação das Caraíbas são jovens e “poderão falar das suas acções em defesa da Palestina nos Estados Unidos, onde os estudantes universitários que se manifestaram contra o genocídio em Gaza foram reprimidos”, disse.
Em nome do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, o grupo foi recebido no terminal aéreo por Aylen Lesmes, que informou que a delegação de Hatuey cumprirá um programa que inclui a entrega de donativos a hospitais pediátricos.
O projeto foi fundado em 2022 por profissionais de saúde, activistas da justiça e voluntários preocupados com os efeitos negativos do bloqueio dos EUA a Cuba.
oda/igg/mks/glmv