As enormes contribuições do Pai da Independência, que dedicou toda a sua vida ao povo e ao país e os conduziu a vitórias gloriosas, foram elogiadas aqui no dia anterior pelos líderes do partido, do estado, do parlamento e da Frente da Pátria, que prestaram homenagem a ele no mausoléu que perpetua sua memória.
No sábado, delegações da Comissão Militar Central e do Ministério da Defesa, da Comissão Central de Segurança Pública e do Ministério da Segurança Pública, bem como dos Comitês Populares e do Partido Comunista da capital, juntaram-se à homenagem.
No contexto da comemoração, uma exposição de fotos intitulada “Tio Ho e sua vida cotidiana” foi inaugurada na Área Remanescente de Duc Thanh, na província de Binh Thuan, que também comemora o 113º aniversário de sua ida ao exterior em busca de uma maneira de salvar o país.
Mais de 40 fotos documentais refletem várias facetas da vida de um grande homem, caracterizado por sua modéstia, simplicidade e amor pelas pessoas, pelo trabalho e pela natureza.
Também na comuna de Kim Lien, na província central de Nghe An, o Sen Village Festival está acontecendo até hoje, com o show de abertura destacando a vida e a carreira revolucionária do Presidente Ho Chi Minh, suas enormes contribuições para o país e seu amor pela terra natal.
A estação de rádio Voz do Vietnã (VOV), por sua vez, disse que as canções escritas sobre o herói da independência sempre ocuparam uma posição muito especial na música vietnamita, já que o Tio Ho, como é carinhosamente chamado pelo povo, representa algo muito próximo de cada pessoa.
VOV mencionou algumas das composições clássicas sobre o líder da revolução vietnamita, incluindo “Bac Ho Mot Tinh Yeu Bao La” (Tio Ho: um amor imenso), considerada uma das melhores canções do músico Thuan Yen.
Ele explicou que a peça musical retrata da maneira mais profunda a gentileza, a bondade e o amor sem limites do Tio Ho por todos os tipos de pessoas da sociedade. Ela foi composta em 1979, por ocasião do 90º aniversário do Tio Ho, e traz um sentimento caloroso e próximo que toca muitas pessoas.
Mas se a música mencionada acima oferece um retrato caloroso e harmonioso do inesquecível líder, “Ca Ngoi Ho Chu Tich” (Elogio ao Presidente Ho Chi Minh) mostra aspectos de uma pessoa humilde, que viveu uma vida simples, mas legou um testamento e um trabalho extremamente significativos.
A emissora também destacou The Ballad of Ho Chi Minh (A balada de Ho Chi Minh), escrita logo após o importante triunfo da campanha de Dien Bien Phu, em 1954, pelo compositor britânico Edward MacColl, que tinha uma profunda admiração pelo firme lutador vietnamita.
mem/mpm/mb