Caro aiatolá Ali Khamenei, aceite minhas mais profundas condolências pela enorme tragédia que se abateu sobre o povo da República Islâmica do Irã: o acidente de avião que tirou a vida do presidente Raisi, bem como a vida de outras figuras do governo em seu país, diz o telegrama publicado no site do Kremlin.
Em sua mensagem ao líder espiritual iraniano, Putin chamou Raisi de um político excepcional, cuja vida foi dedicada ao serviço de sua terra natal, e enfatizou que ele fez uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de relações de boa vizinhança entre a Rússia e o Irã, levando-as ao nível de parceria estratégica.
Também estendeu suas sinceras condolências à família e aos amigos do falecido presidente e a todos os que morreram no desastre. “Desejo a eles e a todo o povo iraniano resiliência emocional diante de uma perda tão difícil e irreparável”, acrescentou o presidente russo.
Na tarde de domingo, o helicóptero que transportava o chefe de estado e ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, caiu em uma área montanhosa da região de Varzaqan, no noroeste do país, por motivos ainda desconhecidos.
A delegação participou da inauguração de uma nova represa no rio Aras, na fronteira com o Azerbaijão.
jf/gfa/bm