Enquanto essa região se agita, um dilúvio de chuvas molha partes da região sul do país e deve se intensificar, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD).
No dia anterior, as temperaturas máximas variaram entre 43 e 47 graus Celsius em Haryana, Chandigarh, Delhi, Rajasthan, Punjab, Uttar Pradesh, Madhya Pradesh e Gujarat, segundo os especialistas.
Enquanto em Bihar, Chhattisgarh, Maharashtra, a região de Vidarbha e as planícies de Himachal Pradesh e Uttarakhand registraram entre 40 e 42 graus Celsius.
Devido à situação, o IMD emitiu um alerta vermelho para condições severas de onda de calor nas planícies da região noroeste da Índia, no norte de Madhya Pradesh e no estado de Gujarat, que terão impacto nos próximos três dias.
De acordo com especialistas, espera-se uma situação grave em Punjab, Haryana, Chandigarh, Delhi, Rajastão Ocidental, Uttar Pradesh Ocidental, Rajastão Oriental e Madhya Pradesh Noroeste devido ao aumento gradual de cerca de 2 a 3 graus Celsius em muitas áreas dessa região.
Enquanto isso, as chuvas pré-monções se intensificaram no sul da Índia, com a monção sudoeste avançando em vários territórios das Maldivas e na área de Comorin, no sul da Baía de Bengala, nas Ilhas Nicobar e no sul do Mar de Andaman.
O centro de previsão emitiu um alerta laranja de chuvas fortes para Tamil Nadu, Puducherry, Karaikal, Mahe, litoral e interior do sul de Karnataka até sexta-feira.
Espera-se que essas regiões sofram chuvas fortes a muito fortes, enquanto Kerala sofrerá chuvas extremamente fortes.
As condições podem piorar com a formação de uma área de baixa pressão no sudoeste da Baía de Bengala até amanhã, disse o IMD.
lam/lrd/bm