23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comissão formada para projectos de consulta popular no Equador

Comissão formada para projectos de consulta popular no Equador

Quito, 21 mai (Prensa Latina) A Assembleia Nacional (parlamento) do Equador formou hoje a comissão multipartidária que se encarregará de tramitar os cinco projetos de lei derivados do referendo de 21 de abril.

Com 88 votos a favor, o Plenário do Legislativo constituiu esta mesa de trabalho que será integrada pelos deputados Patricia Mendoza, do movimento Revolução Cidadã (RC); Ingrid Salazar, do movimento Construye; Carlos Vera, do Partido Social Cristão (PSC); Steven Ordóñez, do movimento governista Ação Democrática Nacional (ADN) e a deputada independente Lucía Posso.

Posso considerou que as reformas sobre as questões aprovadas no referendo serão aprovadas no prazo de 60 dias, “porque não há nada para inventar e nada para incorporar”, disse.

Conforme regulamentado, o presidente equatoriano Daniel Noboa enviou na semana passada ao parlamento o pacote de projectos de lei para implementar os resultados do processo consultivo em que os cidadãos disseram sim a nove questões relacionadas com a segurança.

Em conformidade com a vontade popular, as propostas do presidente incluem o aumento das penas para o terrorismo, a produção e o tráfico ilícitos de droga, o crime organizado, o homicídio, os assassínios por contrato, o tráfico de seres humanos, o rapto com pedido de resgate, o tráfico de armas, o branqueamento de capitais e as actividades mineiras ilícitas.

Para estes crimes, as penas sugeridas pelo presidente são o dobro das estabelecidas no atual Código Penal Integral Orgânico.

Deveria também legislar o cumprimento total das penas para as pessoas privadas de liberdade nas prisões, estabelecer como crime a posse ou porte de armas e atribuí-las, juntamente com explosivos e outros dispositivos utilizados em crimes, à Polícia ou às Forças Armadas.

A Assembleia também deve abordar alterações à Lei Orgânica sobre a Extinção da Propriedade, para facilitar a propriedade pelo Estado de bens de origem ilícita ou injustificada.

Embora os projectos de lei de Noboa devam ser debatidos e os membros da comissão especial multipartidária possam ajustá-los, não podem ser rejeitados na sua essência, porque derivam da consulta popular, ou seja, os equatorianos já deram a sua aprovação nas urnas.

jha/nta/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES