23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prevê-se uma qualidade do ar extremamente má na Cidade da Guatemala

Prevê-se uma qualidade do ar extremamente má na Cidade da Guatemala

Cidade da Guatemala, 21 mai (Prensa Latina) O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala considerou hoje como extremamente má a qualidade do ar nesta cidade guatemalteca, situação que chega a seu segundo dia.

Através de um boletim especial, a entidade científica observou que tal cenário pode ser chamado de “condição de emergência” e que toda a população poderá ser afetada.

Indicou também que, devido a esta categoria, é aconselhável evitar actividades físicas ao ar livre sem qualquer tipo de proteção, especialmente as pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, bem como os idosos e as crianças.

A Insivumeh explicou que a qualidade do ar, que mede de acordo com a metodologia da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, é afetada pela presença de neblina e pela baixa velocidade do vento.

À medida que a velocidade do vento aumenta, espera-se que os níveis de concentração diminuam”, acrescentou no texto.

Ele recomendou seguir as medidas que o Ministério da Saúde Pública e Assistência Social considera necessárias, bem como as indicadas pelo Coordenador Nacional para a Redução de Desastres (CONRED).

Erwin Calgua, professor investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de San Carlos da Guatemala, explicou que as primeiras manifestações da poluição existente são em casos como a asma e as alergias.

Estes, disse ele, são mais perceptíveis a curto prazo, porque podem ser respiratórios ou, de repente, ter problemas de pressão arterial ou problemas cardíacos, sublinhou, citado pelo jornal local La Hora.

O epidemiologista do Hospital Geral de San Juan de Dios, na capital, acrescentou que, a longo prazo, as ‘partículas por milhão’ no ambiente podem causar doenças como o cancro.

Calgua advertiu que o maior desafio das autoridades é identificar a fonte, pois não é possível determinar com precisão se a má qualidade do ar se deve a incêndios florestais ou ao efeito estufa.

O Conred exortou as pessoas a protegerem o seu bem-estar e, como primeiro passo, sugeriu o uso de máscaras para reduzir o contacto direto com as partículas.

Pesquisas realizadas por universidades de prestígio indicaram que a qualidade do ar na Cidade da Guatemala está entre as piores do continente.

Descreveram que os seus habitantes perdem 4,4 anos de esperança de vida, quase equivalente aos 4,3 anos de esperança de vida dos fumadores.

jha/znc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES