De acordo com a Prensa Latina, a assinatura, que ocorreu durante a conferência anual Russia Digital Industry 2024, é o primeiro passo para a cooperação no campo da segurança cibernética abrangente e o desenvolvimento de soluções de segurança da informação, tecnologias de segurança cibernética e apoio à exportação.
Do lado cubano, o documento foi assinado pela diretora geral da Segurmática, Niurka, Edith Milanes, e do lado russo, pelo diretor geral do Grupo Solar, Igor Lyapunov.
A delegação cubana também foi representada pelo vice-presidente do Grupo Empresarial de la Informática y las Comunicaciones, Amauris López, e pelo vice-presidente do Parque Científico y Tecnológico de La Habana, Héctor Rodríguez.
O memorando define o roteiro para a futura cooperação entre as partes: a criação de um grupo de trabalho e um comitê de direção, o desenvolvimento de um plano de ação e projetos conjuntos.
Seu objetivo é a cooperação mutuamente benéfica, a sinergia da consolidação de recursos e o intercâmbio de práticas, bem como, no futuro, a representação de interesses e o suporte técnico para produtos solares na América Latina e no Caribe.
“É importante para nós que a visão e a missão da Solar coincidam com as nossas; temos objetivos e valores comuns. Acredito que a cooperação será frutífera e proporcionará um efeito sinérgico ao combinar nossos pontos fortes e habilidades, recursos, experiência e conhecimento”, disse Milanés.
Lyapunov, por sua vez, ressaltou a importância da iniciativa para a cooperação multilateral de longo prazo e disse que a próxima etapa, de acordo com o documento assinado, será a determinação de etapas específicas, prazos e grupos de trabalho.
mem/gfa/bm