23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tensões no Sudão focarão reunião do Conselho de Segurança da ONU

Tensões no Sudão focarão reunião do Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas, 24 mai (Prensa Latina) Sérias preocupações sobre a escalada do conflito no Sudão reunirão hoje o Conselho de Segurança da ONU em meio a apelos para proteger os civis e permitir a entrada de mais ajuda.

Desde o final de Abril, as principais vozes da organização apelam às consequências das tensões em El Fasher, capital da região do Norte de Darfur.

Após várias semanas de cerco, a organização prevê uma catástrofe provocada pelo homem naquela região norte.

Numa intervenção recente perante o Conselho, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apelou a maiores esforços para pôr fim aos conflitos no continente africano, bem como para proporcionar uma maior participação e liderança na arquitetura global de paz e segurança e nas estruturas de governação global, tais como o próprio Conselho de Segurança.

O aumento das hostilidades em El Fasher, alertou, está a abrir um novo capítulo alarmante no conflito no Sudão, agora no seu segundo ano.

“Precisamos de um esforço global concertado para um cessar-fogo, seguido de um processo de paz abrangente para acabar com o derramamento de sangue”, disse ele.

Por sua vez, o Alto Comissário para os Direitos Humanos da organização, Volker Türk, confirmou na semana passada contatos de alto nível com as partes em conflito devido ao aumento da violência e à iminência da fome.

O alto representante pediu o fim da escalada em conversas telefônicas com Abdel Fattah Al-Burhan, comandante das Forças Armadas Sudanesas; e Mohamed Hamdan Dagalo, chefe das Forças de Apoio Rápido. Türk apelou a ambos para agirem imediata e publicamente, para neutralizar a deterioração da situação depois dos combates terem chegado à cidade e recordou as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional para garantir o estrito cumprimento dos princípios de distinção, proporcionalidade e cautela.

Exigiram também o fim de quaisquer violações em curso, bem como garantir a responsabilização pelas violações do direito humanitário internacional e dos direitos humanos cometidas pelas respetivas forças e aliados.

Mais de 1,8 milhão de residentes e pessoas deslocadas internamente estão atualmente retidos em El Fasher, sob risco de fome.

“Isto teria um impacto catastrófico sobre os civis e aprofundaria o conflito intercomunitário com consequências humanitárias desastrosas”, segundo o Gabinete dos Direitos Humanos.

Segundo a organização multilateral, mais de 25 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária no país devido ao conflito, incluindo 14 milhões de crianças.

jha/ebr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES