23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia colabora com Cuba na preparação de um atleta olímpico

Bolívia colabora com Cuba na preparação de um atleta olímpico

La Paz, 27 mai (Prensa Latina) O pentatleta cubano de pentatlo moderno Marco Antonio Rojas, qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, agradeceu hoje à Bolívia por acolhê-lo durante sua preparação em alta altitude para fortalecer sua capacidade aeróbica.

A solidariedade da Bolívia permitiu-nos melhorar a nossa capacidade aeróbica com vista a esta competição, e estamos a consegui-lo, o que se verá quando estivermos ao nível do mar’, assegurou numa entrevista à Prensa Latina.

Depois de uma reunião na sede diplomática de Cuba em La Paz com funcionários dessa legação, o atleta, nascido na província oriental de Las Tunas há 23 anos, destacou a importância desse apoio.

Por exemplo, das cinco provas – hipismo, corrida, tiro, esgrima e natação – o meu forte é a piscina, e o treino aqui tem sido muito forte, tem-me obrigado a redobrar os esforços, e isso vai ajudar-me”, disse o jovem a esta agência noticiosa.

Recordou os seus inícios aos seis anos como ginasta, aos sete passou para a natação e, aos 14, para o pentatlo moderno, especialidade em que, depois de se ter qualificado para os Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, enfrenta agora o desafio de melhorar o que já conseguiu historicamente.

Até agora, o meu objetivo era chegar a uma Olimpíada, e agora o objetivo é melhorar em Paris o 15º lugar alcançado pela nossa modalidade por Janet Velázquez em Pequim 2008, aspiramos a quebrar essa barreira.

Rojas salientou que no país europeu aperfeiçoaram as suas capacidades equestres, um dos factores que lhes permitiu alcançar o quarto lugar no Chile e, assim, qualificarem-se para os Jogos Olímpicos.

É por isso que dizemos que o resultado que alcançarmos em Paris 2024 também terá as cores das bandeiras da Bolívia e da França pela sua solidariedade com o desporto cubano”, concluiu Rojas.

Hurtado, por sua vez, expressou que a presença desta equipa cubana a grande altitude é uma grande experiência para a Federação Boliviana e para ela em particular.

Comentou que a elevada qualificação técnica dos visitantes lhe proporciona conhecimentos para enriquecer um livro no qual defende que o desporto no seu país necessita de um ministério especializado.

Toda a experiência com este atleta olímpico e a sua equipa de treinadores dá-me muita experiência útil para a Bolívia, valorizo os treinadores cubanos e o seu sistema de ciência desportiva, incluindo os médicos desportivos, com conhecimentos profundos que aplicam constantemente nos treinos”, concluiu a federação.

ro/jpm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES