De acordo com o comunicado da União Internacional de Telecomunicações, agência das Nações Unidas que patrocina ambos os eventos, o evento celebrará o Dia da Governança da Inteligência Artificial (IA) com a presença de ministros e autoridades reguladoras de mais de 70 países, além de representantes da indústria, academia e sociedade civil.
O espaço tecnológico servirá para promover iniciativas nacionais e regionais sobre quadros regulamentares de IA, com base em princípios essenciais de equidade, inclusão, segurança e proteção para garantir que as tecnologias em rápida evolução beneficiem toda a humanidade.
As discussões explorarão também o papel das normas técnicas internacionais e do desenvolvimento de capacidades no fornecimento de uma governação eficaz e consistente da IA em todo o mundo, num ambiente de inclusão e confiança.
Além disso, discutirão temas como O Dilema da IA do Governo: Como Maximizar Recompensas e Minimizar Riscos? Aproveitar o sistema das Nações Unidas para promover os esforços globais de governação da IA e a conversa crítica sobre a segurança e os riscos da IA.
Os especialistas também discutirão modelos de código aberto e de linguagem proprietária e formas de harmonizar a alta tecnologia: o papel dos padrões de IA como ferramenta de implementação.
“Esta Cimeira Global proporciona um ponto de encontro para vários especialistas com opiniões diferentes para examinar os mais recentes avanços na IA e estabelecer como podemos garantir que esta tecnologia continua a ser uma força para o bem, promovendo o crescimento inclusivo e o progresso sustentável e justo para todos”, disse o secretário-geral da UIT, Bogdan-Martin.
Todos os anos, a UIT, agência das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação, organiza a Cimeira Global AI for Good em colaboração com 40 agências parceiras das Nações Unidas e o Governo da Suíça.
Paralelamente às apresentações de vários líderes de pensamento em IA, haverá master classes sobre aprendizado de máquina, interfaces cérebro-máquina, IA para serviços públicos e aprendizado de máquina em redes de comunicação.
oda/cdg / fav