Na rede social X, o ministro das Relações Exteriores destacou a declaração do presidente mexicano sobre a inclusão injusta de Cuba na lista de supostos patrocinadores estatais do terrorismo.
Rodríguez publicou na plataforma um trecho das declarações de López Obrador, feitas no dia anterior em sua coletiva de imprensa regular, em que ele defende o direito do povo cubano de viver sem o cerco econômico, comercial e financeiro.
O chefe de Estado considerou um avanço o fato de as autoridades norte-americanas terem informado a eliminação da maior das Antilhas da lista de nações que “não cooperam plenamente” na luta contra esse flagelo.
“Mas eles a colocaram em outra lista (…) Apenas dois países no mundo são a favor do bloqueio de Cuba. E terrorismo por quê? Apenas desculpas! Um grande peso ideológico e há também um grupo nos Estados Unidos que lucra muito às custas do sofrimento do povo cubano”, denunciou.
Os povos têm o direito de ser independentes, e não há nação, por mais poderosa que seja, que se coloque acima de outros povos; não acredito em hegemonias, disse ele. O presidente questionou qual é a culpa do povo cubano por sofrer com um bloqueio que o impede de ter alimentos, remédios e serviços básicos.
mem/mks/bm