Num périplo de trabalho que já abrangeu 19 dos 22 distritos de Chapinas, o presidente afirmou, em conferência de imprensa, que o país avançará se as autoridades locais atenderem às necessidades das suas populações.
O avanço dos municípios é o avanço da nação e, nesta lógica, entendemos que é importante colaborar para o desenvolvimento com base numa ação conjunta com os autarcas”, disse o chefe de Estado.
O chefe de Estado detalhou que estão a discutir uma apresentação sobre como estabelecer governos locais como um mecanismo para integrar os actores a nível municipal e departamental com os da atual administração.
Vamos ter planos de desenvolvimento para cada departamento que permitirão visualizar, a médio e longo prazo, quais são as necessidades e as respostas que vamos dar”, explicou o político de 65 anos.
Questionado sobre os problemas específicos abordados, Arévalo mencionou o tratamento de resíduos, sobre o qual, disse, levantaram a possibilidade de começar a procurar soluções conjuntas para que não seja cada município a ficar sobrecarregado com este tipo de questões.
Sublinhou que os autarcas manifestaram a necessidade de abordar questões de desenvolvimento social, como a saúde e a educação, bem como pediram apoio para estradas, auto-estradas, caminhos rurais, circulares, entre outros.
A digressão, que começou a 13 de março em Quiché, tem como objetivo conhecer em primeira mão as necessidades das comunidades, trocar ideias, implementar estratégias para avançar em diferentes aspectos e criar novas oportunidades em cada área.
O Presidente da Guatemala chegou primeiro a Izabal, depois a Zacapa, Chiquimula, Baja Verapaz, Sololá, Quetzaltenango, Suchitepéquez, Retalhuleu, Alta Verapaz, Petén e Huehuetenango.
Na terça-feira da semana passada, reuniu-se com os presidentes de câmara desta cidade no Palácio Nacional da Cultura, sede do Executivo, onde ouviu os seus pedidos, que incluíam infra-estruturas, saúde, segurança e educação, entre outras questões prioritárias.
A dupla presidencial da nação centro-americana, Arévalo e Karin Herrera, assumiu o cargo a 14 de janeiro até 2028 com múltiplos desafios e a promessa de uma nova primavera.
ro/znc/glmv