Durante a mais recente reunião do grupo nacional que trata do assunto, o chefe de governo destacou que “não se consegue um enfrentamento administrativo eficaz nas fábricas, nos armazéns, onde, na maioria dos casos, nascem os problemas”.
Marrero advertiu que a insatisfação da população persiste, o que demonstra que o trabalho ainda é insuficiente.
“As ações devem ser intensificadas, principalmente as preventivas”, ressaltou.
De acordo com a Presidência da República em seu site, a reunião revelou que foram identificados comportamentos evasivos, que devem ser combatidos com urgência, a fim de aumentar a receita do Orçamento do Estado, cujo principal beneficiário é o povo.
A chefe do Escritório Nacional de Administração Tributária, Mary Blanca Ortega, informou que, no final de abril, o valor da arrecadação de receitas apresentou um aumento em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as receitas locais e os orçamentos central e da seguridade social apresentaram excesso de cumprimento.
Ele explicou que, ao final do primeiro quadrimestre de 2024, cerca de nove mil e 300 ações de controle fiscal foram executadas, e foram determinadas dívidas de mais de 336 milhões de pesos.
Ele explicou que, por indisciplina fiscal, também foram solicitadas outras sanções, como a retirada da autorização para o exercício da atividade e o fechamento temporário e definitivo de estabelecimentos.
Ortega anunciou que, em 2023 e até o momento, foram registradas 194 denúncias de evasão fiscal.
A reunião também ouviu que a nação caribenha atualizou seus mecanismos de combate às drogas e atividades ilícitas relacionadas.
rgh/mks/mb