23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleições na Índia terminam com sétima etapa de votação

Eleições na Índia terminam com sétima etapa de votação

Nova Délhi, 1 jun (Prensa Latina) As eleições culminam hoje na Índia com a sétima fase de uma maratona de votação para membros da Lok Sabha (Câmara Baixa do Parlamento) cujos resultados serão conhecidos no dia 4 de junho.

Nesta última etapa, que até agora decorre com calma e sob estritas medidas de segurança, participam 57 distritos, para o mesmo número de assentos legislativos, de Bihar, Chandigarh, Himachal Pradesh, Jharkhand, Odisha, Punjab, Uttar Pradesh e Bengala Ocidental.

Paralelamente, realizam-se também neste sábado eleições para 42 assentos na Assembleia do estado de Odisha, lembrou a Comissão Eleitoral da Índia (ECI).

O órgão eleitoral sublinhou que hoje marcará a grande final do maior processo democrático do mundo que começou em 19 de abril com a convocação de mais de 979 milhões de eleitores e possibilitou nas seis fases anteriores a eleição de 486 assentos do Lok Sabha, dos 543 possíveis.

Nas redes sociais, líderes de partidos políticos como o primeiro-ministro e líder do Partido Bhartiya Janata (JNP), Narendra Modi e o do Partido do Congresso Nacional Indiano, Rahul Gandhi; bem como as organizações políticas o Partido Comunista da Índia (Marxista) e o Partido Aam Aadmi (AAP) apelaram à participação nesta última oportunidade de contribuir para o futuro do país.

Agradeceram também aos que votaram nas fases anteriores, apesar das altas temperaturas que atingiram a nação do Sul da Ásia, pelo que aqui se define como um compromisso pela democracia e pela Constituição.

Da mesma forma, de acordo com relatos jornalísticos, a oposição Aliança Nacional Inclusiva para o Desenvolvimento da Índia (ÍNDIA) se reunirá no final do dia das eleições para discutir o futuro curso de ação depois que os resultados forem conhecidos na próxima terça-feira.

Espera-se que líderes partidários como o ministro-chefe de Delhi, Arvind Kejriwal, da AAP, participem da reunião; o ex-vice-ministro-chefe de Bihar, Tejashwi Yadav, e o líder do Partido Samajwadi, Akhilesh Yadav; mas haverá a ausência do chefe de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, devido ao facto de aquele território estar em eleições e aos efeitos do ciclone Remal.

Um total de 28 partidos da oposição compõem a coligação da oposição para enfrentar e tentar derrotar o BJP nestas eleições gerais.

ro/lrd/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES