A nação hondurenha manifestou o seu apoio a Cuba, exigindo a exclusão do nosso país da lista de Estados patrocinadores do terrorismo, revelou o Ministério das Relações Exteriores com uma mensagem no X (antigo Twitter).
Da mesma forma, publica a declaração do Secretário de Relações Exteriores e Cooperação Internacional desse país, que considera a colocação de Cuba nessa lista um atentado ao desenvolvimento e ao bem-estar do povo cubano.
Honduras apela ao governo dos Estados Unidos, em prol da coexistência harmoniosa da comunidade internacional, para que a República de Cuba seja retirada da lista de países patrocinadores do terrorismo, afirma o texto.
Reitera também a sua rejeição das qualificações unilaterais contra o Direito Internacional, incluindo o princípio da igualdade soberana dos Estados, a proibição de intervir nos assuntos de cada país e o princípio da solução pacífica dos conflitos internacionais.
O governo das Honduras também manifestou a sua solidariedade para com Cuba, “que sofre há mais de seis décadas o impacto brutal do bloqueio comercial, econômico e financeiro imposto pelos Estados Unidos”.
mem/raj/ls