23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expressam solidariedade ao prefeito chileno após julgamento contra el

Expressam solidariedade ao prefeito chileno após julgamento contra el

Santiago do Chile, 4 jun (Prensa Latina) Organizações e políticos expressaram sua solidariedade ao prefeito da comuna chilena da Recoleta, Daniel Jadue, hoje em prisão preventiva após um processo de acusação contra ele considerado injusto e desproporcional.

Um comunicado do Comitê Central do Partido Comunista do Chile (PCCh), do qual Jadue é membro, expressou seu mais amplo apoio ao chefe comunal e agradeceu as múltiplas expressões de apoio, tanto nacional quanto internacionalmente, que destacam sua atuação política, pública e municipal.

Em três períodos à frente da comuna, o prefeito realizou diversos programas em benefício de sua cidade, entre eles a Farmácia, a Óptica e a Livraria Popular, o Centro de Reabilitação, a Rede de Bibliotecas e a Universidade Aberta da Recoleta.

Na véspera, a juíza Paulina Moya aplicou contra ele a medida cautelar máxima por suposto suborno, fraude fiscal e fraude nas negociações da Associação Chilena de Municípios com Farmácias Populares (Achifarp) para compra e venda de insumos durante a Covid-19.

O texto do PCC considera exagerada a medida de prisão preventiva e manifesta sua convicção na inocência do prefeito.

“Eles me julgam pela nossa gestão transformadora. Não tenho um único peso no bolso, mas me dão a medida cautelar máxima. Vamos recorrer dessa medida desproporcional”, escreveu o prefeito em seu relato X.

Para o jornalista especializado em política internacional e direitos humanos Juan Fran Torres, Jadue tornou-se mais uma vítima do lawfare (guerra jurídica) na América Latina.

“Seu único crime foi propor uma nova forma de governo, desafiando o modelo perverso”, disse ele.

Na opinião da deputada Carmen Hertz, a perseguição e o assédio político são evidentes.

O juiz que mandou prender o chefe comunal argumenta que ele “representa um perigo para a segurança da sociedade”, o que foi considerado uma injustiça pelo advogado de defesa Ramón Sepúlveda.

“Acreditamos que o tribunal assumiu a posição de aceitar factos sem precedentes e isso é muito grave”, disse o advogado.

O deputado socialista Juan Santana considerou incompreensível a leviandade com que a prisão preventiva é utilizada no Chile. Parece que o rigor é aplicado por conveniência quando os tribunais são de um determinado sector, disse.

Mais de 1.500 personalidades assinaram uma carta na qual qualificam o processo como um caso de perseguição política e judicial a uma figura pública.

Cerca de 30 organizações da região também expressaram solidariedade ao líder comunal, incluindo o Fórum de São Paulo, Alba Movimentos e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Somam-se à lista a Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho, a Marcha Patriótica da Colômbia, a Frente Pátria Grande da Argentina e o Movimento dos Sem Terra do Brasil.

arc/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES