Todos os anos, em 5 de junho, renovamos nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade do nosso país, escreveu o presidente da ilha, Miguel Díaz-Canel, na rede social X (antigo Twitter).
Enfrentamos desafios como a desertificação e a seca, mas somente juntos poderemos fortalecer nossa resiliência, disse ele, e pediu ação para um futuro sustentável.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), Esteban Lazo, assegurou que “Cuba ratifica seu compromisso de promover a proteção e a conservação do meio ambiente e a luta contra a mudança climática”.
Isso, segundo ele, está de acordo com “o que está estipulado em nossa Constituição e nas leis existentes”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é organizado por um país a cada ano, e neste ano de 2024 o organizador da celebração é a Arábia Saudita.
Desta vez, o foco é promover a restauração de terras, interromper a desertificação e fortalecer a resistência à seca, sob o slogan “Our Lands. Nosso Futuro. Nós somos a Geração da Restauração”. mem/raj/bm