Saudamos o acordo entre as delegações do governo colombiano e o grupo rebelde armado Segunda Marquetalia para iniciar formalmente uma mesa de diálogo, declarou em Caracas o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.
O ministro das Relações Exteriores garantiu que, “convidada pelas partes, Cuba foi representada e atuará como um dos fiadores desse processo de paz na Colômbia”.
Na quarta-feira, o governo colombiano e a Segunda Marquetalia, um grupo dissidente das extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, anunciaram a decisão após uma reunião entre as partes na capital venezuelana.
A reunião contou com a presença do Alto Comissário para a Paz, Otty Patiño; do chefe da referida estrutura guerrilheira, conhecido como “Iván Márquez”, além de membros das delegações acompanhantes.
Também participaram representantes de Cuba, Noruega e Venezuela, bem como o delegado do representante especial do Secretário Geral da ONU e a Conferência Episcopal Colombiana, entre outras personalidades.
De acordo com o anúncio oficial, Cuba, Noruega e Venezuela atuarão como fiadores, enquanto o representante do Secretário Geral da ONU e a Conferência Episcopal serão acompanhantes permanentes.
ro/raj/mb