Dados publicados pela instituição mostram que no final do ano passado tinham sido criadas em todo o país 2.813 organizações de regulação ambiental, como tribunais e equipes judiciais, um aumento de quase 16%.
Na província de Shaanxi, e mais equipes de regulação ambiental foram criadas para cobrir as principais bacias hidrográficas, reservas naturais e parques nacionais, segundo o relatório.
Estas instituições demonstram que foi criado no nosso país um sistema especializado, abrangente e completo de justiça ambiental, afirmou o vice- presidente do Supremo Tribunal Popular, Yang Linping.
Embora o tratamento de casos ambientais se tenha tornado mais profissional, os tribunais chineses também lançaram uma campanha em 2023 para reprimir agências de serviços terceirizadas que falsificam a supervisão da qualidade ambiental e os relatórios de avaliação ambiental.
Num caso revelado pelo tribunal superior na segunda-feira, oito pessoas na província de Jiangxi foram condenadas a prisão e multas depois de se descobrir que obtiveram lucros através da compra de relatórios ambientais falsos.
mem/nvo/cm