A reunião, realizada por videoconferência, analisou a situação geopolítica, bem como os caminhos para alcançar os diferentes horizontes da Agenda Estratégica ALBA 2030, aprovada no dia 24 de abril em Caracas durante a XXIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que integram o bloco.
O secretário executivo do mecanismo Latino-Americano e Caribenho, Jorge Arreaza, informou na plataforma
Também sobre o “estudo atualizado das nossas economias para avançar na sua complementaridade produtiva e comercial”.
Esta Agenda Estratégica tem cinco horizontes: econômico, político, social, cultural e comunicacional, e inclui propostas de ações de alto impacto a curto e médio prazo.
Além de ser considerado “um impulso extraordinário” no processo de consolidação integral da ALBA-TCP nesta nova era.
O diplomata observou que “a unidade dos nossos povos e governos é demonstrada com ações concretas para o bem-estar de todos”.
Na reunião virtual, concordaram novamente em exigir que “Washington retire imediatamente Cuba dessa lista espúria de países que patrocinam o terrorismo”.
A declaração final da cimeira de Abril passado exigiu a exclusão da ilha do que chamou de “lista unilateral espúria e arbitrária de países supostamente patrocinadores do terrorismo”, preparada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Denunciou que isto tem um impacto negativo em todas as esferas da sociedade cubana e no bem-estar do seu povo, “ao intensificar a criminosa guerra econômica e ao aumentar as dificuldades” para entrar no comércio internacional, realizar operações financeiras e adquirir bens básicos.
rgh/jcd/ls