23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cerca de 25 mil doentes e feridas em Gaza por fechamento da fronteira

Cerca de 25 mil doentes e feridas em Gaza por fechamento da fronteira

Ramallah, 7 jun (Prensa Latina) Cerca de 25 mil palestinos doentes e feridos esperam hoje para receber tratamento fora da sitiada Faixa de Gaza, alertaram fontes médicas.

As autoridades sanitárias daquele território criticaram em comunicado o encerramento da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, durante um mês.

No início de Maio, o Exército israelita ocupou a passagem vital, que nos sete meses anteriores foi a única janela de Gaza para o mundo, permitindo a entrada de alimentos, combustível e medicamentos, e ao mesmo tempo evacuando os feridos e doentes.

O Ministério da Saúde do enclave especificou que muitos deles poderiam salvar as suas vidas se recebessem tratamento no estrangeiro.

Há 15 dias, o Monitor Euro-Mediterrânico dos Direitos Humanos alertou que mais de 11 mil feridos estão retidos no território sem possibilidade de receber cuidados médicos no estrangeiro, bem como 10 mil pacientes oncológicos e outros dois mil com doenças diversas.

Ao bloquear a zona, “Israel reforçou o seu controlo ao impor um cerco paralisante a Gaza, isolando-a do mundo exterior e causando a morte de dezenas de feridos e doentes”, criticou a ONG.

Dias antes, o diretor-geral do Gabinete de Comunicação Social do Governo em Gaza, Ismail al-Thawabta, também alertou para o perigo que o encerramento de Rafah representa para milhares de feridos e doentes.

Al-Thawabta sublinhou que o sistema de saúde do território entrou em colapso devido a oito meses de ataques daquele país.

jha/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES