Esta data teve origem em 1950 por iniciativa do jornalista César García Expósito, e a primeira atividade de celebração em massa que se lembra ocorreu neste dia em 1950, patrocinada pelo Gabinete do Historiador de Havana com o apoio da Sociedade Cubana de Estudos Históricos e Internacionais.
Algum tempo depois do triunfo histórico de 1959, o 7 de junho foi instituído pelo Governo Revolucionário através do Decreto nº 86 de 1981, e desde esse ano está homenagem ao chamado pai da bibliografia cubana começou a ser celebrada oficialmente.
O aniversário constitui também um reconhecimento do trabalho dos trabalhadores do sindicato, situados na linha da frente da promoção e salvaguarda do conhecimento e do patrimônio nacional.
Os bibliotecários enfrentam atualmente grandes desafios impostos pelos avanços tecnológicos que estão transformando rapidamente a forma como realizam o seu trabalho.
Com o impacto da Internet, muitos tiveram que se tornar especialistas em pesquisas online, webmasters e até designers de páginas web e intranet, entre muitas outras funções. Neste contexto de mudanças vertiginosas, deve ser apreciada a sua atuação como guardiões de materiais impressos, registros, fotografias, materiais audiovisuais e objetos efêmeros, tanto em formato analógico como digital.
mem/dla/ls