Em seu discurso, Putin promoveu as capacidades de desenvolvimento dos países do Sul global contra a hegemonia do Norte. “Espera-se que até 2030 o volume de tráfego ao longo dos corredores de transporte internacional que atravessam o território russo aumente em comparação com 2021”, disse ele.
Ele afirmou que é necessário ativar ainda mais os mecanismos financeiros e os esquemas de pagamento por meio do uso de moedas nacionais.
“Continuaremos com as melhorias na segurança e na eficiência das transações em moedas nacionais, inclusive por meio do Brics”, acrescentou.
Putin destacou os desenvolvimentos domésticos na economia russa, bem como as possibilidades de aumentar o salário mínimo russo em 48% até 2030, para 35.000 rublos (equivalente a cerca de US$ 400).
Junto com o líder russo na plenária, como convidados especiais, estão os presidentes da Bolívia e do Zimbábue, Luis Alberto Arce e Emmerson Mnangagwa, respectivamente.
De 5 a 8 de junho, a Spief será realizada em São Petersburgo e contará com a participação de mais de 17.000 representantes de 136 países.
rgh/hoo/bm