As perguntas sobre o futuro do primeiro-ministro – e quem poderiam ser os candidatos que contemplam concorrer para substituí-lo – têm girado durante meses.
Agora, de acordo com os dados desta sondagem, 56% dos inquiridos gostariam de o ver deixar o cargo, em comparação com os que preferem que ele continue a liderar o Partido Liberal do Canadá na próxima campanha.
Apenas 17 porcento acreditam que Trudeau deve permanecer como líder dos liberais nas próximas eleições.
Entretanto, outros 18 porcento disseram não ter qualquer preferência.
Estes números mostram um declínio constante, mas gradual, do apoio dos canadianos a Trudeau nos últimos anos, refere o inquérito.
Em dezembro de 2022, quando a Nanos Research conduziu uma pesquisa semelhante, 25 porcento apoiaram a liderança contínua de Trudeau.
Então, em dezembro de 2023, 55 porcento dos entrevistados disseram que prefeririam alguém diferente de Trudeau.
Outra estatística da pesquisa alerta que as mulheres têm mais probabilidade do que os homens de continuar a mostrar apoio a Trudeau.
Nos últimos meses, alguns partidários do Partido Liberal sugeriram publicamente que o Primeiro-Ministro poderia considerar a hipótese de planear a sua saída para dar tempo a uma corrida à liderança, enquanto outros minimizaram a especulação, afirmando que continuam a sentir que Trudeau é o portador da marca Liberal.
Durante todo este processo, Trudeau tem afirmado constantemente que não tem qualquer intenção de se demitir antes de enfrentar o líder conservador Pierre Poilievre nas urnas, o mais tardar em outubro de 2025.
mem/adr/glmv