A lista Contigo Chile Mejor, que integra 11 grupos do partido no poder, como a Frente Ampla, o Socialismo Democrático, o Partido Comunista, o Socialista, a Federação Regionalista Social Verde, Comunes, Democracia Liberal e Cristã, entre outros, terá 46 primárias para prefeitos.
Entretanto, a coligação de direita Chile Vamos, composta pela Renovación Nacional, a União Democrática Independente e Evópoli, realizará eleições para definir candidatos a líderes comunais em 20 municípios e a governadores nas regiões de Coquimbo e Aysén.
O Partido Social Cristão e os Independentes também escolherão candidatos para cargos municipais.
Todas as mesas de voto funcionarão das 8h00 às 18h00, desde que não haja eleitores à espera para votar.
Embora a lei que restabelece o voto obrigatório tenha sido promulgada em dezembro de 2022, este regulamento não se aplicará às primárias.
Esta é uma eleição voluntária, mas os seus resultados serão relevantes e vinculativos para as eleições gerais de Outubro. Portanto, o nosso interesse é que haja uma grande participação, comentou Andrés Tagle, Presidente do Conselho de Administração do Serviço Eleitoral.
As eleições deste domingo são o primeiro passo no processo rumo às do dia 27 de outubro, onde serão escolhidos os governadores e vereadores regionais, autarcas e vereadores nos 345 municípios do país.
As eleições autárquicas são consideradas fundamentais e um prelúdio do que poderá acontecer nas eleições parlamentares e presidenciais de 2025.
mem/car/hb