Nas suas intervenções no referido mecanismo de colaboração econômico-comercial, que decorre na capital da nação eslava até 12 de junho, ambos os copresidentes apontaram o potencial existente e as perspetivas para continuar a promovê-lo.
Da mesma forma, analisaram o estado atual das relações econômicas, comerciais, financeiras e de cooperação entre Cuba e a Bielorrússia. Houve acordo quanto à vontade e decisão dos governos e dos povos de fortalecer estes laços e elevá-los a um nível qualitativamente mais elevado.
Cabrisas valorizou que, independentemente do que foi alcançado até o momento, a realidade é que há muito trabalho pela frente, de acordo com as prioridades e desafios enfrentados por ambas as nações.
Insistiu que “não podemos fazer mais do mesmo”, razão pela qual é necessário ser mais sistemático no controlo do cumprimento dos acordos adotados nestas reuniões bilaterais.
Anteriormente, o Vice-Primeiro-Ministro e parte da delegação que o acompanha reuniram-se com o Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento da Bielorrússia, Siarhei Staliarchuk.
Durante essa reunião, foi destacada a importância do setor para o desenvolvimento dos laços econômicos e comerciais bilaterais.
Staliarchuk ratificou a existência de capacidades financeiras para apoiar as exportações da Bielorrússia para Cuba e a vontade de apoiar projetos conjuntos entre empresas bielorrussas e cubanas.
Por sua vez, o chefe da delegação do Caribe solicitou a definição das ações a serem desenvolvidas para esclarecer questões pendentes e promover novos interesses de benefício comum no âmbito das atividades desenvolvidas no âmbito da XI Sessão da Comissão Intergovernamental, foi assinado o “Roteiro para o Desenvolvimento de Áreas Chave de Cooperação no setor do turismo no período 2024-2026”.
O importante documento foi assinado entre o Ministério do Turismo de Cuba e o Ministério do Esporte e Turismo da Bielorrússia.
arc/gfa/ls