Desde a sua chegada à capital cubana, no dia 7 de junho, à frente de uma delegação do seu país, a líder parlamentar moçambicana manteve conversações com o seu homólogo antilhano, Esteban Lazo, e desenvolveu outras atividades.
Nessa reunião, realizada na véspera no Capitólio Nacional, sede do Legislativo cubano, Lazo manifestou a sua satisfação por receber o representante de Moçambique para – afirmou – discutir o presente e o futuro das relações das duas nações irmãs, tendo em conta os laços bilaterais existentes.
Destacou a honra de falar com o visitante em data próxima da comemoração do 49º aniversário da independência de Moçambique, para consolidar as relações diplomáticas e parlamentares, que – disse – têm sido estáveis e com total respeito pelos interesses particulares dos nossos governos .
Da mesma forma, reconheceu a colaboração cubana no país africano, facto que confirma que as Grandes Antilhas dão alta prioridade às relações políticas e à cooperação com o Governo e o povo de Moçambique.
Por seu lado, a visitante moçambicana agradeceu o carinho e a hospitalidade recebidos nesta nação insular do Caribe desde a sua chegada, no dia 7 de Junho, à frente de uma delegação parlamentar do seu país.
Em declarações à imprensa, reconheceu o apoio multifacetado que Cuba tem prestado a Moçambique, especialmente nas áreas da educação e da saúde, ao longo de várias décadas, e felicitou o povo e o Governo das Antilhas pelos progressos alcançados no meio de um complexo situação econômica.
Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, depositou esta segunda-feira uma coroa de flores em homenagem ao Herói Nacional José Martí, no Memorial dedicado à obra do Apóstolo na Plaza de la Revolución de Havana.
Durante a sua estadia em Cuba manterá conversas com outras autoridades e visitará locais de interesse histórico e cultural, entre outras atividades.
jha/evm/ls