6 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONG pede implementação resolução do Conselho de Segurança sobre Gaza

ONG pede implementação resolução do Conselho de Segurança sobre Gaza

Ramallah, 11 jun (Prensa Latina) Uma organização não-governamental exigiu a implementação imediata de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pede um cessar-fogo na Faixa de Gaza, um território que hoje permanece sob ataque israelense.

Em comunicado, a organização não governamental Save The Children considerou a medida positiva, embora considere que já devia ser feita há muito tempo, depois de mais de oito meses de conflito.

É obrigação de todos os Estados-Membros transformar agora estas palavras em ações, afirmou a agência humanitária. A resolução é um passo na direção certa: o mínimo que as crianças em Gaza esperam de uma instituição que as decepcionou, sublinhou Tamer Kirolos, director regional de defesa da Save the Children para o Oriente Médio.

O ativista alertou que, caso a proposta não seja aceite imediatamente, a comunidade internacional, o Conselho de Segurança, a Assembleia Geral da ONU e todos os seus estados-membros devem adotar medidas rápidas para garantir um cessar-fogo definitivo.

Kirolos indicou que mesmo com a sua implementação, já é tarde demais “para dezenas de milhares de crianças assassinadas, mutiladas, raptadas e deslocadas”, embora, observou ele, outras centenas de milhares serão salvas.

O projeto, aprovado ontem por 14 votos a favor e uma abstenção, baseia-se numa proposta trifásica anunciada recentemente pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

Em princípio, o plano apela a um cessar-fogo imediato, à libertação de todos os reféns israelitas em troca de prisioneiros palestinianos, ao regresso dos deslocados de Gaza às suas casas e à retirada completa do Exército de Tel Aviv.

Essa fase daria lugar a uma segunda que permitiria o fim permanente da guerra, mas as milícias palestinianas querem um compromisso escrito para a sua implementação, enquanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não quer parar os combates e apenas insiste em fórmulas vagas sobre a questão.

arc/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES