De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Camboja, o apoio permanente a Cuba é uma expressão da rejeição da política hostil imposta pelo governo dos EUA à ilha, considerando seu caráter marcadamente extraterritorial e os efeitos que tem sobre o desenvolvimento da sociedade cubana.
Assim, Sophea ratificou a posição imutável de solidariedade do Reino quando recebeu a embaixadora cubana no país, Milena Zaldívar, no Ministério das Relações Exteriores para uma reunião de cortesia.
A diplomata, por sua vez, agradeceu ao ministro das Relações Exteriores do Camboja pelas inúmeras expressões de solidariedade de seu país para com Cuba e, em particular, seu apoio à luta pelo fim do bloqueio, cujos efeitos são intensificados pela injusta inclusão da ilha na lista unilateral de supostos patrocinadores estatais do terrorismo.
Descrevendo os laços bilaterais como excelentes, os interlocutores se comprometeram a coordenar ações para cumprir os acordos e consensos alcançados nas áreas de educação, saúde, esportes, agricultura e relações internacionais.
Além disso, e sob o compromisso de concretizar as possibilidades de cooperação, a embaixadora destacou a importância da próxima Reunião de Consultas Políticas entre os dois países, que permitirá – disse ela – fazer um balanço do progresso até o momento, bem como abordar questões de interesse mútuo.
mem/mpm/bm