Tendo em vista as previsões para os próximos dias, a entidade sugeriu ao Ministério da Educação a suspensão das aulas nos dias 18 e 19 de junho, em virtude das condições climáticas adversas que podem se tornar mais complicadas se uma baixa pressão se desenvolver no Pacífico.
A entidade emitiu a medida devido às fortes chuvas e tempestades do fim de semana previstas pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN).
O relatório explicou que a Zona de Convergência Intertropical permanece sobre a América Central, mas imersa nela “há baixas pressões que formam uma ampla área de depressão ou campo de depressão”. Isso trará chuvas “intensas, persistentes e intermitentes”, disse o relatório.
Em El Salvador, o sistema de alerta consiste nas seguintes cores: verde, atenção para possível ameaça; laranja, cuidado com possível ameaça; amarelo, preparação para possível ameaça; e vermelho, ação para perigo iminente.
De acordo com o regulamento e a lei de Proteção Civil, um aviso amarelo é declarado quando há 50% de probabilidade de ser afetado por um evento natural, proporcionando um grau maior de certeza do perigo que pode existir.
Esse estado de alerta permitirá que as comissões nacionais e departamentais de Proteção Civil monitorem constantemente as condições climáticas, enquanto as autoridades departamentais preparam ações para lidar com os possíveis efeitos das anomalias.
mem/lb/bm