“A ideia de discutir o problema da Ucrânia sem a presença da Rússia, parte chave deste conflito, é ridícula e absurda”, disse a agência estatal de notícias ACNC em um comentário.
Não será uma cúpula de paz e diálogo, mas uma farsa que propagará o confronto e a expansão da guerra, disse.
Programada para sábado e domingo, a reunião contará com a participação de delegações de 90 países e organizações internacionais, com o suposto objetivo de fornecer uma plataforma para o diálogo, delinear uma estrutura para o fim das hostilidades na Ucrânia e elaborar um roteiro para envolver as partes em conflito em um processo de paz.
A ACNC classificou a cúpula como uma “trama política sinistra do mestre gringo (os EUA) e seu lacaio” (o governo de Vladimir Zelensky) para ajudar a Ucrânia a se recuperar de sucessivas derrotas no campo de batalha e obter maior apoio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Se eles (Washington, Kiev e seus aliados) estivessem realmente interessados em resolver o problema na Ucrânia e em trabalhar pela paz mundial, seria mais benéfico e correto para eles chamar as partes em conflito para um diálogo baseado na igualdade, sinceridade e boa fé, em vez de usar o engano e a hipocrisia, concluiu.
mem/asg/mb