Durante a ofensiva, as unidades dos grupos de forças do Norte e do Oeste realizaram avanços significativos nas áreas sob defesa das Forças Armadas da Ucrânia e derrotaram as unidades inimigas, informou no domingo o comunicado do Ministério da Defesa, publicado em seu canal Telegram.
O ministério também disse que, na direção norte, as tropas e os equipamentos da 71ª Brigada Jaeger e da 125ª Brigada de Defesa Territorial Ucraniana na área de Volchansk e Ternova foram destruídos.
Sete contra-ataques da 36ª Brigada de Fuzileiros Navais e da 13ª Brigada da Guarda Nacional também foram repelidos.
As perdas das Forças Armadas ucranianas chegaram a 350 soldados, dois tanques, três carros, um obuseiro D-30 e duas estações de guerra eletrônica Bukovel-AD.
Além disso, na direção oeste, as tropas russas ocuparam posições mais vantajosas e derrotaram a 14ª, 63ª e 116ª brigadas mecanizadas, a 117ª brigada de defesa técnica e a 13ª brigada da guarda nacional perto de Sinkovka, Petropavlovka, Dronovka, Grigorovka e Chervona Dibrovy.
As Forças Armadas da Ucrânia perderam até 495 funcionários uniformizados e três veículos de combate de infantaria.
Dois obuseiros M777, um obus FH-70, um obus 2A65 Msta-B, um canhão autopropulsado 2S1 Gvozdika, um obus D-30 e um MLRS Grad foram destruídos.
O número total de baixas do exército ucraniano no dia foi de mais de 845 homens uniformizados, segundo o relatório do Ministério da Defesa russo.
oda/gfa/mb