Por Fausto Triana
A 40 dias das olimpíadas de verão dentro na capital francesa, marcada de 26 de julho a 11 de agosto, os espanhóis começam a mostrar o máximo interesse nas disputas.
Recentes torneios importantes, como o atletismo europeu, o Roland Garros de tênis ou os campeonatos internacionais de diversas modalidades, aumentaram a lista de classificados da Cidade da Luz.
Espanha conta em esses momentos com 329 atletas com ingresso para Paris 2024, dos quais 165 mulheres e 164 homens, aguardando algumas modalidades que certamente aumentarão as vagas, entre elas o basquete masculino.
Por outro lado, um relatório divulgado neste domingo pela eDreams Odiego, revelou que o viajantes espanhóis são o europeus com mais reservas turísticas para se mudar para Paris durante o Jogos Olímpicos.
Os cidadãos desta nação ibérica têm já 22% do total de reservas feitas pelos europeus que viajarão para a principal cidade francesa em julho, seguidos por alemães e italianos, com 12% das reservas, e os próprios franceses (9,0) e o britânicos (7,0).
Nos últimos dias, uma das notícias mais importantes foi a confirmação de um dos melhores tenistas da história, Rafa Nadal, que pediu demissão de Wimbledon e confirmou que jogará em duplas com Carlos Alcaraz em Paris.
O atletismo acaba de dar sinais muito felizes para a Espanha, com duas medalhas de ouro em no Europeu de Roma, do os saltadores triplos Ana Peleteiro e Jordan Díaz, ambos treinados pelo cubano Iván Pedroso.
O objetivo do país ibérico é ultrapassar as 22 medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e a julgar pelo potencial visto, parece bastante possível.
De acordo com a Ministra da Educação e Esportes, Pilar Alegría, “assistindo a qualidade deste grupo, certamente que recorde de 22 medalhas nós o superamos em Paris”.
A critério compartilhado por Alejandro Blanco, presidente do Comitê Olímpico Espanhol, que elogiou outras figuras do atletismo, o campeão olímpico de badminton em Rio de Janeiro 2016, Carolina Marín, uma das candidatas a porta-bandeira em Paris 2024.
No futebol, tanto no feminino como no masculino, o basquete masculino, karatê, escalada, ciclismo, natação, caminhada, canoagem, polo aquático nos dois ramos, canoagem, golfe, taekwondo, tiro e vela, são as chances de medalha da Espanha no evento em Paris.
oda/ft/cm