O evento acontecerá de 17 a 21 de junho no Centro de Convenções e no recinto de feiras Pabexpo e tem como objetivo fundamental alcançar maior integração, complementaridade e inserção internacional do país no âmbito industrial.
Em conferência de imprensa prévia à realização da Cubaindustria, o vice-ministro do Ministério das Indústrias (Mindus), Ernesto Cedeño, explicou que o evento será uma grande oportunidade porque nos permitirá unir forças e fortalecer alianças com empresas do setor , parceiros tecnológicos nacionais e estrangeiros, as formas de gestão não estatal e com o Sindicato das Indústrias Militares.
Cedeño lembrou que esta edição será marcada pelo complexo cenário nacional e internacional existente, e destacou os impactos negativos do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.
Com outras medidas aplicadas pelo Governo dos EUA que impactam o desenvolvimento econômico industrial do país.
Cubaindustria 2024 terá a particularidade de contar com uma Política de Desenvolvimento Industrial que servirá de fio condutor em cada um dos eventos, congressos e feiras expositivas.
A Convenção Internacional sediará 10 conferências e um fórum de design; 62 conferências master, das quais 38 nacionais e 24 estrangeiras; 333 apresentações, sendo 315 nacionais e 18 estrangeiras.
Sobre a feira expositiva, o vice-presidente do evento, Carlos Alberto Gómez, afirmou que irão expor cerca de 360 participantes, 338 expositores, 276 nacionais com 94 entidades, 49 estrangeiros com 22 entidades, 13 formas de gestão não estatal, e 22 vinculados à atividade de design.
Em termos gerais, prevê-se a participação de cerca de 1.265 participantes, incluindo 1.157 nacionais e 108 estrangeiros provenientes de 22 países como Venezuela, Espanha, França, Rússia, Bielorrússia, Turquia, Namíbia, China e Vietnã.
Sob o lema Para maior complementaridade, integração e inserção internacional para o desenvolvimento industrial, o evento é organizado pela Mindus e contará com a participação de Grupos Empresariais da Indústria de Reciclagem, Indústria Química, Indústria Leve, Indústria Eletrônica, Siderurgia e Indústria Metalmecânica.
mem/tdd/ls