Farah, em diálogo com o chefe do Departamento Internacional do Partido Comunista da China (PCCh), Liu Jianchao, à margem do fórum “Maioria Mundial para a Ordem Multipolar” na Rússia, enfatizou o status de Beijing como um parceiro econômico sólido no desenvolvimento de Adis Abeba, informou a Fana Broadcasting Corporate aqui.
Nesse sentido, ele mencionou que muitas empresas do gigante asiático estão ativamente envolvidas em vários setores da Etiópia e saudou o apoio desse grupo político na busca do país africano para se tornar membro da família Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia).
Com o objetivo de fortalecer ainda mais as relações bilaterais, ele fez um convite aos líderes do PCCh para visitarem a Etiópia.
Por sua vez, Liu estendeu suas calorosas felicitações à nação africana por sua recente adesão ao bloco do Brics e reafirmou o compromisso da China em fortalecer seu relacionamento e cooperação duradouros.
Enfatizou o status fundamental da Etiópia como um centro da União Africana e o papel crucial do país em facilitar a cooperação de Pequim com outras nações africanas.
Ele expressou interesse em fortalecer os vínculos entre as partes por meio da troca de experiências, programas de treinamento e iniciativas de capacitação.
Sobre as relações bilaterais de comércio e investimento, ele citou a linha ferroviária Adis Abeba-Djibuti, construída com a colaboração da Belt and Road Initiative, como um exemplo ilustrativo de seus esforços conjuntos.
Posteriormente, ele convidou a delegação etíope a participar do Fórum China-África, programado para outubro de 2024.
O BRICS International Cross-Party Forum and Partners será realizado de 16 a 19 de junho na cidade russa de Vladivostok.
jf/nmr/bm