As chuvas começarão na tarde desta segunda-feira e afetarão as regiões de Valparaíso, Metropolitana (onde está localizada a capital), O’Higgins, Maule, Ñuble e Biobío.
Além disso, uma frente fria se deslocará rapidamente e causará queda de neve em partes da cordilheira.
As autoridades educacionais anunciaram a suspensão das aulas para hoje e amanhã em pelo menos 10 municípios de Biobío, a área mais devastada pelos fenômenos climáticos.
Na semana anterior, uma tempestade causou uma morte, três feridos e mais de 11.000 pessoas afetadas na parte centro-sul do país.
O transbordamento dos rios e as enchentes deixaram mais de 7.000 pessoas isoladas, destruíram cerca de 10 casas, causaram danos maiores a outras 600 e danos menores a 5.940, de acordo com um relatório publicado aqui.
As chuvas também afetaram a agricultura e, de acordo com o diretor do Instituto de Desenvolvimento Agrícola, Santiago Rojas, a distribuição de 30 toneladas de ração animal concentrada já começou.
O pagamento da Ficha Básica de Emergência, que é concedida às famílias de acordo com os membros da família, suas características e os danos sofridos, está programado para terça-feira.
jf/car/bm