Soube-se que a organização reconhecerá o trabalho da Agência como voz e história da Revolução Cubana e das nações do sul, e de vários dos seus destacados profissionais.
A Prensa Latina nasceu em 16 de junho de 1959 após a Operação Verdade, uma ação idealizada pelo líder histórico Fidel Castro para informar sobre o processo revolucionário cubano e assim negar a distorção da mídia hegemônica.
Desde então, tem enfrentado deficiências resultantes do assédio dos governos dos Estados Unidos contra Cuba, mas mantém a responsabilidade fundadora de publicar o que há de mais significativo sobre este país e em defesa das causas justas da América Latina e do resto do mundo.
A agência de notícias latino-americana oferece um serviço de mais de 400 reportagens diárias em sete idiomas, é a principal plataforma multimídia do país e também uma das mais consultadas na Internet.
Possui 35 correspondentes e 18 publicações próprias, diversos contratos editoriais, serviços de rádio, televisão e publicidade, além de atuar como distribuidor da editora australiana Ocean Sur.
Ele é membro do conselho de administração da rede de notícias Iniciativa Cinturão e Rota, lidera a plataforma Vozes do Sul Global e também mantém acordos com mais de 100 agências e outros meios de comunicação em vários países.
Trata dos mais importantes acontecimentos globais, políticos, sociais, econômicos, desportivos, culturais ou científicos e entre muitos jornalistas de destaque na sua história estão Miguel Ángel Asturias (Guatemala) e Gabriel García Márquez (Colômbia), vencedores do Prêmio Nobel de Literatura. .
Para a ACNU, a Prensa Latina é fruto do pensamento de Fidel e Che (Ernesto Guevara), e a sua tarefa hoje é “permanente e transcendental” em defesa de Cuba e do movimento progressista mundial.
Como afirmou recentemente a presidente da Associação, Norma Goicochea, a Agência defende a verdade e acompanha sempre a batalha cubana contra as “notícias falsas” e a direita.
As comemorações do aniversário da Prensa Latina incluíram a inauguração da exposição gráfica Testemunha da História e a apresentação do livro “Prensa Latina, Voz del Sur Global”, entre outras ações em Cuba e no exterior.
Fundada em 30 de maio de 1947, a ACNU é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne pessoas físicas e jurídicas interessadas em conhecer e participar da gestão das Nações Unidas.
arc/raj/ls