As atividades incluirão reuniões dos Comitês de Ordens Permanentes da Assembleia Nacional (AN) e do Conselho Nacional de Províncias (NCOP). Esses comitês, revelou o Parlamento, estabelecerão as estruturas necessárias para o funcionamento da Assembleia Nacional e do Conselho Nacional de Províncias.
Eles também decidem sobre a constituição dos respectivos comitês das duas Câmaras, a fórmula para os líderes partidários, o tempo de fala durante os debates e o número de membros que devem fazer parte de um comitê.
O Parlamento explicou em um comunicado que os whips são figuras importantes no sistema parlamentar, pois são responsáveis pela disciplina dentro dos partidos políticos e por garantir que os parlamentares compareçam e participem das sessões parlamentares.
A fórmula dos chicotes é uma determinação estratégica que influencia a dinâmica dos procedimentos parlamentares, acrescentou.
Por outro lado, o estabelecimento de tempos de fala é crucial para manter “a ordem e o decoro nas Câmaras e garantir que os debates sejam produtivos e focados”, acrescentou o Parlamento.
A partir de agora, o presidente Cyril Ramaphosa, em consulta com o presidente da Assembleia Nacional (AN), Thoko Didiza, e com o presidente do NCOP, Refilwe Mtsweni-Tsipane, definirá a data do discurso de abertura do Parlamento (OPA).
Os novos membros do Parlamento (MPs) também passarão por um programa de orientação estruturado de 2 a 5 de julho para apresentá-los às suas novas funções.
mem/mv/bm