De acordo com o jornal El Mundo, as três nações assinaram o acordo na segunda-feira, que permitirá a cooperação biométrica, a troca de informações e o desenvolvimento de ações conjuntas para combater o tráfico de drogas, o tráfico de armas, o tráfico de pessoas e o contrabando, além de gangues e outros crimes transnacionais que afetam esses países.
O Acordo de Cooperação Biométrica foi assinado pelos ministros da Guatemala, Francisco Jiménez, Gustavo Villatoro, de El Salvador, e Gustavo Sánchez, de Honduras.
O principal objetivo do acordo é definir os termos e condições que regerão entre os três países para a consulta e solicitação de dados gerados a partir da análise de informações biométricas.
De acordo com o Ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro, a iniciativa se destaca pelo compromisso das autoridades em enfrentar os desafios de segurança e enfatizou a importância de estar sempre um passo à frente do crime.
“A criminalidade não conhece fronteiras, é plana e opera em qualquer um de nossos países”, enfatizou Villatoro.
Por sua vez, o Ministro da Segurança de Honduras, Héctor Sánchez Velásquez, afirmou que a violência e o crime na região da América Central devem ser enfrentados de forma abrangente e destacou a importância desses acordos, que contribuem para fortalecer os laços de cooperação entre os três países.
El Salvador assinou recentemente acordos de segurança com a Argentina durante a visita da ministra da Segurança, Patricia Bullrich, que concordou com uma iniciativa para combater conjuntamente o crime organizado com base no modelo aplicado aqui contra as gangues.
mem/lb/bm